terça-feira, 23 de agosto de 2011

LUGAR HISTORICO FONTE DA CARIOCA.

FONTE DA CARIOCA , TAMBÉM CHAMADO  FONTE DOS NAMORADOS . FOI CONSTRUIDA EM 1863 POR ESCRAVOS. A CARIOCA  ATÉ HOJE ABASTECEA POPULAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL, CUJA NASCENTE,NO ALTO DO MORRO, É PROTEGIDA E FISCALIZADA CONSTANTEMENTE. AO PROCESSODE DEPURAÇÃO NATURAL UNIU-SE A  HITRAÇÃO ARTIFICIAL COM FILTROS DE AREIA.
   POR MUITO TEMPO NESTA BICA ERAM ENCHIDAS AS PIPAS QUE COM CORROÇAS ERAM DESTRIBUIDAS NAS CASAS. PELA QUALIDADE DE SUA ÁGUA, EM MENOS ESCALA ESTE SETOR AINDA SE MANTÉM . A POPULAÇÃO , A PÉ , DE BICICLETA , DE CARROÇA OU DE AUTOMÓVEL SE ABASTECE DE ÁGUA DESTA FONTE.
   AQUI SE BEBE A MELHOR ÁGUA DA TERRA. DIZ A LENTA QUE OS VISITANTES QUE BEBEREM DAQUELA ÁGUA FICARÃO ETERNAMENTE ENAMORADOS POR LAGUNA.

            
        HISTÓRIA DA CASA PINTO D'ULYSSÉA

ESTA CASA, CONSTRUIDA NA PRAÇA LAURO MULLER NA ENCOSTA DO MORRO DA CARIOCA, FOI EDIFICADA PELO TENENTE CORONEL JOAQUIM PINTO D'ULYSSÉA , EM 1866. O SEU PROPRIETÁRIOPARA ELA SE MUDOU EM MARÇO DE 1867.
       É UMA CASA EM ESTILO PORTUGUÊS,CÓPIA DE UMA QUINTA DE PORTUGAL,  REVESTIDA PELO LADO EXTERNO DE AZULEJOS IMPORTADOS DE PORTUGAL,PÁTRIA DO PROPRIETÁRIO.
       FOI  A PRIMEIRA CASA, EM LAGUNA QUE POSSUI PLATIBANDA, POIS TODAS AS OUTRAS ERAM DE BEIRADO.
        ESSA PLATIBANDA ERA ADORNADA COM VASOS DE CERÂMICA BRANCA E NAS EXTREMIDADES DELA DUAS ESTATUETAS REPRESENTANDO DEUSAS MITOLÔGICAS.
       ERA UMA CASA LUXUOSA PARA A ÉPOCA. TINHA
UM JARDIM E UMA CHACARA CUIDADOS POR UM JARDINHEIRO PORUGUÊS, ESPECIALISTA NO ASSUNTO DE JARDINAGEM, JARDIM CUJOS CANTEIROS CONTORNADOS DE BEIRAS DE CIMENTO,ERAM DE VARIADAS FORMAS E SEMPRE FLORIDOS .
       AO CENTRO UM TANQUE CIRCULAR, COM PEIXINHOS DOURADOS E NO MEIO UM REPUXO , CIMENTADO POR ARMAÇÃO COM BOLAS DE CELULOIDE COLORIDAS AS QUAIS, COMO IMPETO
DE ÁGUA FAZIAM MALABARISMOS DE MUITO EFEITO.
O  TANQUE TINHA UNS 50 OU 60 CENTIMETROS DE ALTURA E ERA COBERTO DE AZULEJOS BRANCOS E AZUIS PORTUGUESES, CONTORNANDO O TANQUE UM CÍRCULO DE BANCOS DE ARDÓSIA , QUADRADOS DE PRETO E BRANCO.
       DOS MUROS PENDIAM TREPADEIRAS DE DIVERSAS QUALIDADES EM GRANDE QUANTIDADE. AO FUNDO UMA ESCADARIA QUE LIGAVA O JARDIM Á CHÁCARA, A QUAL POSSUIA UM POMAR  COM QUANTIDADE DE FRUTAS VARIADAS. AO FUNDO UM  ESTÁBULO ONDE CRIAVAM ANIMAIS QUE PRODUZIAM CARNE E LEITE PARA A FAMÍLIA.
       ENTRE O PRÉDIO E O JARDIM UM PÁTIO LAJEADO,CUJAS PEDRAS ERAM DE TAMANHO E FEITO IRREGULAR. DESSE PARTIA UMA ESCADARIA QUE ALCANÇAVA O POMAR, PELO OUTRO LADO. AO LADO DA CASA, Á ENTRADA UM ALPENTRE CERCADO POR UM MURO TRABALHADO, COM OS PILARES ENCIMADOS POR VASOS DE CÊRAMICA E UM GRANDE BANCO, COM ENCOSTA DE BRAÇOS TODO DE MÁRMORE BRANCO, DO QUAL AINDA Á VESTÍGIOS . AO LADO DO MURO QUE  CERCAVA O ALPENTRE E O JARDIM , QUE ERAM EM PLANO MAIS ELEVADO , CORRIA UMA   CORRENTE D'ÁGUA, BASTANTE CAUDALOSA , QUE ERA CANALIZADA PARA RUA E ATRAVESSAVA TODA , HOJE PRAÇA LAURO MULLER.
      PARA ATRAVESSAR ESTA CORRENTE HAVIA, DEPOIS DA ESCADARIA DO PÁTIO UMA PONTE NOS FUNDOS DA CHÁCARA. A ENTRADA DO PORTÃO COM DOIS PILARES , EM CIMA DOS QUAIS HAVIA DOIS MASTINS. APÓS O PORTÃO , EM TODA FRENTE, GRADES DE FERRO OU AÇO.
        O INTERIOR QUE ERA ASSOALHA INTEIRAMENTE COM PINHO DE  RIGA, ERA DECORADO COM MOBÍLIA DO ESMO ESTILO DA CASA. A SLA DE VISITAS QUE OCUPAVA TRÊS JANELAS DE FRENTE, ERA COBERTA POR UM GRANDE TAPETE BEGE COM FLORES VERMELHAS. UM ESPELHO NA PAREDE DE FUNDO DESCIA DO TETO QUASE ATÉ O CHÃO, COM MOLTURA DE MADEIRA TRABALHADA. UM GRANDE SOFÁ, COM COSTAS, UM MEDALHÃO DE PALHINHA, DUAS CADEIRAS DE BRAÇO E SEIS SIMPLES DO MESMO ESTILO .  NO  SOFÁ ALMOFADAS DE ESTAMPAS DE BORDADAS COM CORTINAS DE VIDRILHOS DE DIVERSAS CORES FORMANDO PAISAGENS E PÁSSAROS, PERFEITAMENTE COLORIDOS,PARECENDO PINTURA A TINTA. NAS PAREDES LATERAIS ENCOSTAVAM UNS MÓVEIS CHAMADOS DUNQUERQUES,ESPECIE DE APARADORES,COM PORTINHAS DE ESPELHOS E TAMPOS DE MÁRMORE, EM CIMA DOS QUAIS HAVIA LAMPIÕES DE PORCELANA, DEPOIS CANDELABROS DE VELAS E OUTROS ENFEITES.
        NO TETO UM FLORÃO DOURADO, IGUAL AO QUE SE ENCONTRA NA CAPELA DE NOSSA MATRIZ DO CENTRO  DO QUAL PENDIA UM LAMPIÃO QUE SÓ ERA ACESSO NOS GRANDE DIAS. NA VASTA SALA DE JANTAR, UMA GRANDE MESA COM CABECEIRAS REDONDAS, FICAVA NO CENTRO . AO REDOR DAS PAREDES  QUE TINHAM JANELAS, SOFÁS.
        JUNTO AS PAREDES  LISAS TRÊS GUARDAS-LOUÇAS. EM UM DELES GUARDAVAM AS LOUÇAS QUE NÃO ERAM DE USO DIÁRIO,LOUÇAS DE GRANDE VALOR. HAVIA UM APARADOR DE JACARANDAR SOBRE O QUAL FICAVA UM LAMPIÃO DE VIDRO E METAL,MORINGAS PARA ÁGUA, GARRAFAS DE VINHO E OUTROS OBJETOS DE MESA .
       HAVIA NA PAREDE UMA PIA COM CABEÇA DE LEÃO, DE CUJA BOCA SAIA  A ÁGUA , COM MÁRMORE BRANCO.
      OS QUARTOS ERAM TODOS COM MOBILHAS ANTIGAS.
      EM UM DELES NÃO SE DORMIA ERA O QUARTO DOS SANTOS COMO CHAMAVAM ,  PORQUE NELE HAVIA UM ORATÓRIO DE JACARANDÁ ENCIMADO POR UM DOCEL, COM CORTINA QUE VINHA DESDE O TETO ATÉ ENCONTRAR A MESMA MESA COM TOALHA DE LINHO, SOBRE A QUAL FICAVA GRANDE QUANTIDADE  DE IMAGENS DE SANTOS COBERTO POR REDOMAS DE VIDRO E UM CRUCIFIXO AO CENTRO. NESTE QUARTO, SEM JANELAS,HAVIA NO TETO UMA CLARABÓIA QUE DERRAMAVA UMA LUZ MORTIÇA , DEIXANDO-O QUASE NA PENUMBRA.   
        UMA ESCALA, OCULTA POR DUAS PAREDES CONDUZIA AO SOLTÃO. POR TRÊS DEGRAUS, DENTRO DA CASA,SUBIA-SE PARA UMA PARTE DA CASA, MAIS ELEVADA, ONDE FICAVA O QUARTO, MUITO GRANDE, EM QUE DORMIAM AS ESCRAVAS, UMA DISPENSA QUE MAIS PARECIA UM ARMAZÉM, COZINHA ENORME, COM UM GRANDE FOGÃO AO CENTRO, E UM QUANTO DE DESPEJO, SENDO QUE TODAS ESTAS DEPÊNDENCIAS  DA PARTE MAIS ELEVADA ERAM DE JANELAS GRADEADAS DE FERRO.
      NO SERVIÇO DA FAMÍLIA NÃO HAVIA ESCRAVOS,MAS SOMENTE ESCRAVAS  QUE VIVIAM EM CASA , RAZÃO PORQUE NÃO HAVIA FORA ALOJAMENTO PARA OS PRETOS. MAIS TARDE NOS FUNDOS  DA CHÁCARA FORAM CONSTRUIDOS GALPÕES PARA UMA FABRICA DE VELAS E SABÃO , DE PROPRIEDADE DE UMA FIRMA DA QUAL FAZIA PARTE O PROPRIETÁRIO D A CASA.



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGUNA.
FUNDAÇÃO LAGUNENSE DE CULTURA.
ACERVO WOLFGANG LUDWIG RAU
EXPOSTO NA CASA PINTO D' ULYSSÉA.

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